quarta-feira, 6 de julho de 2016

Explicações por Kardec: médium intuitivo e médium mecânico

Pequena explicação dada por Allan Kardec na Revista Espírita de outubro de 1859 sobre a diferença da ação do Espírito no médium mecânico e no médium intuitivo, com um enfoque no último. Para maiores explicações sobre os fenômenos, sempre recomenda-se a leitura de O Livro dos Médiuns.

"No médium intuitivo o Espírito age sobre o cérebro, transmitindo através do sistema
nervoso o movimento ao braço, e assim por diante. O médium mecânico escreve sem ter a menor consciência daquilo que produz. O ato precede o pensamento. No médium intuitivo, o pensamento acompanha o ato e por vezes o precede. É, portanto, o pensamento do Espírito que atravessa o cérebro do médium, e se por vezes parece que se confundem, sua independência não é menos manifesta quando, por exemplo, o médium escreve, mesmo por intuição, coisas que não pode saber, ou inteiramente contrárias às suas ideias, à sua maneira de ver, às suas próprias convicções. Numa palavra, quando ele pensa branco e escreve preto. Além disto, há tantos fatos espontâneos e imprevistos, que não é possível a dúvida naqueles que os observaram." (grifos nossos)


Reparem que mesmo quando o médium é intuitivo, a independência entre o pensamento dele e o do Espírito comunicante pode ficar clara.

Dúvidas? Comentários? Podem colocar.

Abraço


Referência:


A.Kardec. Revista Espírita, dezembro de 1864, Médiuns inertes. Disponível em http://ipeak.net/site/estudo_janela_conteudo.php?origem=2733&idioma=1&f=. Acesso em 06/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário