quinta-feira, 9 de junho de 2016

Explicações simples: Pensamento e Vontade







Pensamento: é um atributo do Espírito. É ele que distingue o Espírito da matéria.

Vontade: não é atributo especial do Espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia. É uma transformação do pensamento. Portanto, não é separada dele. Através dela que o pensamento ganha sentido, age, tanto no corpo, quanto nos fluidos ambientes.



         Extraído e elaborado a partir do seguinte trecho do artigo intitulado "A PROPÓSITO DA COMEMORAÇÃO DOS MORTOS", publicado por Allan Kardec na Revista Espírita de dezembro de 1864:


         "O pensamento é o atributo característico do ser espiritual; é ele que distingue o espírito da matéria; sem o pensamento o espírito não seria espírito. A vontade não é um atributo especial do espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz. É pela vontade que o espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido. Mas se tem a força de agir sobre os órgãos materiais, quanto maior não deve ser essa força sobre os elementos fluídicos que nos rodeiam!"¹


             É recomendada a leitura integral do artigo. Para quem não quiser fazê-lo, sugere-se ler pelo menos a partir da parte destacada acima, pois contém maiores explicações sobre assunto.

Referência:

¹A.Kardec. Revista Espírita, dezembro de 1864. Editora FEB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário