quinta-feira, 16 de junho de 2016

Explicações simples: vidência

      A vidência é a capacidade de ver os Espíritos (fora do corpo), seja no estado de vigília ("acordado"), seja em estado sonambúlico. A dupla vista está enquadrada na vidência. Ver Espíritos em sonhos não está. [1]

      O Espírito possui irradiação. Essa irradiação pode ser captada por um médium, que a assimila, e então vê o Espírito.
   
    Se estiver num meio homogêneo, com silêncio, recolhimento, com intenções boas e comuns a todos os que lá estão, essa irradiação terá facilidade de se concentrar no médium, e assim sua visão será o mais clara possível.

  Se, por outro lado, estiver num lugar com pensamentos excessivos, cada um sobre um assunto diferente, a irradiação poderá ser dispersada, absorvida pelo meio ambiente, e a qualidade da visão poderá diminuir.

     Assim, para aqueles que veem em público, é natural que não veja os detalhes, como numa praça repleta de encarnados, ainda que consigamos ver muitos, será necessário um esforço, uma atenção maior para conseguimos distinguir detalhes acerca de uma pessoa específica.

    Kardec dá uma aula sobre o tema na Revista Espírita de janeiro de 1859, no artigo sobre o Sr. Adrien, médium vidente [2]. Vale a pena ler! O exposto acima teve exatamente como fundamento tal texto, para o qual segue o link:

http://ipeak.net/site/estudo_janela_conteudo.php?origem=1165&idioma=1


Referência:

[1] A. Kardec. O Livro dos Médiuns, Editora FEB, 81ª Edição, Brasília (2013). No caso, o capítulo XIV da Segunda Parte, item 167.
[2] A. Kardec. Revista Espírita, janeiro de 1864. Disponível em http://www.ipeak.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário